terça-feira, 13 de abril de 2010

Low Vs Diamond



Ainda no papo indie (cansando da palavra). Uma das minha bandas preferidas é Low Vs Diamond!
O problema é que ser fã de algumas bandas desconhecidas é padecer atrás de material, informação e noticia. Encontrar algum artigo em português sobre eles na internet é missão quase impossível. No máximo algumas traduções de letras e só. Se quiser saber mais tem que se virar no inglês.

Vou dizer o que sei, OK?

Se por aqui a banda é desconhecida, completamente diria. Nos E.U.A eles vem chamando atenção de publico e critica há pelo menos dois anos.
Formada por Lucas Field(vocal e guitarra), Howie Diamond (bateria), Anthony Polcino (guitarra), Jon Pancoast (baixo), Tad Moore (teclados) que pra váriar se conheceram no colégio.

Sairam do Colorado juntando os fãs que já tinham com os que ganharam chegando em Los Angeles. Onde disponibilizavam suas músicas na internet.

Em 2008 começaram a cair nas graças da critica, com o segundo álbum, que leva o nome da banda, recebendo elogios inclusive de outros artistas. Foram escolhidos pelo Itunes como uma das bandas do ano. Com direito a aparições em programas de TV como na série americana "One Tree Hill". Onde essa que vos fala escutou o som deles pela primeira vez.

O que me chamou atenção no som deles de cara foi a dramaticidade no vocal de Lucas Field, que pra mim é o forte da banda. É dramático e marcante, mas sem ser melado e chato.
O som deles não é nada de outro mundo, nem de novo! Não veio pra mudar a história do rock nem nada assim, mas é bem feita, produzida e executada. Com baladas viciantes.






Essa música esta no álbum Low Vs Diamond de 2008


WTF is Indie Rock?




Mãe, acho que sou Indie!

Brincadeira a parte, eu sou fã do estilo sim, mas o que vem a ser "Indie"?Hum?
Pra mim é muito mais fácil fazer uma lista de bandas "indie" do que explicar o que exatamente faz ela ser "indie". Mas vou tentar: Indie Rock é toda e qualquer banda de rock independente (dai o nome, indie rock, sacou?sacou?) que não tenha uma grande gravadora por trás, que não seja comercial e que não passe na MTV entre a Lady Gaga e Avril Lavigne.

São bandas que vivem em universo paralelo no cenário musical. Onde tem seu próprio publico, lotam seus shows, vendem seus discos, mas que são desconhecidos pra grande massa.

Mas, na Inglaterra por exemplo, as paradas musicais são dominadas por bandas "indies". Mas ai que complica, se ser "indie" é ser independente e alternativo, como "indie" pode ser pop?Ai!

Vamos lá!Por partes!

Strokes, Placebo, Artic Monkeys, The Killers, Frans Ferdinands, Muse entre outras bandas fodonas, já foram bandas "indies" um dia. Até Nirvana e Pearl Jam!

Então eu só posso crer que o "indie rock" nada mais é que música boa, que ainda não foi descoberta e transformada em algo comercial.

E quando digo algo comercial, não é de uma forma negativa, tendo em vista de que as bandas citadas a cima mantiveram o estilo e a qualidade musical mesmo depois de vender milhões e ficarem conhecidas no mundo todo.

Pois é! Pra ver se era isso mesmo, ter certeza de que não estou falando besteira dei uma pesquisada e pude ver que a dificuldade em distinguir indie rock do resto não é só minha. O Indie Rock pode ser tanto um tipo de Folk quanto um estilo de Hardcore.

Subgêneros.
Baroque pop: Um folk rock estilo anos 60 misturado com o experimentalismo, como por exemplo, a inclusão de uma orquestra na música. (ex: Arcade Fire, Fiona Apple, Tori Amos e The Decemberists)
Britpop: Estilo que mistura quase toda a história do rock britânico. Desde a British Invasion (Rolling Stones, Small Faces etc), passando por bandas de Punk Rock como Buzzcocks e Wire, até chegar em Stone Roses e Happy Mondays, é por isso que varias bandas desse estilo são bastante diversificadas e "ecléticas". (ex: Supergrass, Blur, Franz Ferdinand, Oasis e Pulp)
Disco punk: Mistura perfeita da New Wave com o Punk Rock, adicionando às vezes um pouco de Funk dos anos 70. (ex: LCD Soundsystem, !!!, Out Hud, Radio 4 e Rapture)
Dunedin Sound: Um tipo de Indie Pop diferenciado, ele usa guitarras "jingly-jangly", baixo repetitivo e algumas vezes bateria. Algumas bandas de Punk Rock já usaram esse tipo de estilo. (ex: Superette, Garageland, The Bats e 3Ds)
Indie Pop: Enon, Blonde Redhead, Blood Red Shoes, Liam Finn, Les Savy Fav, The Hush Sound
Garage rock revival: com som de "rock and roll" dos anos 60, a maioria das bandas que são desse subgênero tem um grande influência do Delta Blues. (ex: Strokes, Von Bondies, White Stripes e Eagles Of Death Metal)
Madchester: Estilo que misturava Indie Rock, Dance Music e Pop Psicodélico. Graças ao estilo, várias bandas do Britpop foram formadas. As letras do estilo eram muito influenciadadas pelas drogas sintéticas (que eram novidade na época). (ex: Happy Mondays, Stone Roses,The Inspiral Carpets e A Guy Called Gerald)
Math rock: Mistura riffs dissonantes e batidas diferentes (7/8. 11/8 ou 13/8 por exemplo). O Math Rock é um estilo realmente complexo fundindo o Rock, Metal, Progressivo e até mesmo Punk. (ex: Don Caballero, 1.6 Band, Bellini, Creedle, Braid, Inlantic, The Jesus Lizard e Surrogat)
Indie folk: Um revival do folk dos anos 60 com elementos do indie rock. (ex. Beirut, Kings Of Convenience, Neutral Milk Hotel, Devendra Banhart, The Decemberists)
Noise pop: Mistura a atitude do Punk Rock com noise, ecos e várias outras características bastante encontradas no universo Pop dos anos 80. (ex: The Jesus and Mary Chain)
Post-punk revival: O estilo mistura as guitarras do Punk,"riffs" vindo de bandas como Television e Gang Of Four, os teclados da New Wave, algumas vezes Eletrônica. Tudo isso criado através de uma "melodia" Pós Punk. (ex. Bloc Party, Franz Ferdinand,Futureheads e Interpol)
Post-rock: Estilo amplamente alternativo que mistura Rock e Jazz flertando a Eletrônica, tudo isso num clima Ambient (ex. Tortoise, A Silver Mt. Zion, Do Make Say Think e Fly Pan Am)
Slowcore (ou Sadcore): Rock Alternativo com batidas lentas e letras tristes, se confunde muito com o Indie do final dos anos 80. (ex: (Smog), Low, Galaxie 500, Bedhead e Pedro the Lion)
Twee pop: Mistura doces melodias e doces letras. A sonoridade é a partir de guitarras leves, vocais femininos e, às vezes, instrumentos de criança. (ex. Camera Obscura, Belle & Sebastian, The Flaming Lips, Architecture In Helsinki, Tully Craft e Girls in Hawaii)


Meio confuso não? Pra mim é!
Mas como uma vez eu vi em um filme e acho que se encaixa perfeitamente aqui: "falar sobre música é como dançar sobre arquitetura"

Então fica combinado assim: Se você gosta de alguma banda ou cantor(a) e ninguém mais conhece, ele é "indie". OK?